Usando samples de Trans Europe Express e Numbers do grupo alemão Kraftwerk, o artista e DJ americano Afrika Bambaataa definiu o Hip Hop como gênero musical independente através do seu hit Planet Rock de 1986.
Afrika Bambaataa, nome artístico de Lance Taylor (Bronx, Nova Iorque, 19 de abril de 1957) é um cantor, compositor, produtor musical e DJ estadunidense conhecido por ser líder da banda Zulu Nation. Bambaataa também foi um dos líderes do Movimento Libertem James Brown, criado quando o mestre do soul e do funk estava preso e, anos depois, foi o primeiro artista a trabalhar com James Brown, gravando “Unity”.
PLANET ROCK
Com os novos recursos técnicos trazidos por Bambaataa para vitaminar à base tradicional do soul-funk, toda uma comunidade de hip hop se expandiu nos bairros negros e latinos da cidade de Nova Iorque, juntando DJs, MCs, rappers e dançarinos de Street Dance e Break.
Um outra curiosidade pouco conhecida é que a estrutura rítmica do Electro, inventada na música Numbers do Kraftwerk, bem como o canto falado do DJ Jamaicano Kool Herc, ajudaram a definir a batida eletrônica do Hip Hop.
CLEAR
Cybotron: Electro & Detroit Techno
Diversos grupos como o grupo Cybotron, de Juan Atkins e Richard Davis, embarcaram na onda do electro funk iniciada por Baambaata, produzindo uma música eletrônica com sons robóticos de pegada futurista da ficção científica.
O Cybotron se inspirou na obra do sociólogo Alvin Toffler, que tecia previsões sobre a civilização tecnológica do futuro, para realizar um som experimental afrofuturístico, partindo da fusão da cibercultura do Kraftwerk com o groove de George Clinton.
O subgênero Detroit Techno é o techno mais minimalista e incipiente que surgiu após o auge da disco music e assim como o Electro foi o precursor da House Music e da música eletrônica que veio depois.
Atualmente, bandas como o duo Chromeo (2002-) fazem um som eletrônico moderno que é descendente direto do proto techno produzido pelo Afrika Bambaataa e Cybotron.
Nenhum comentário:
Postar um comentário