Bruce Clinton Haack (1931-1988) foi um músico, compositor e inventor
canadense pioneiro no uso de sintetizadores de som.
O
músico manifestou precocentemente talentos artísticos tocando piano desde
os quatro anos de idade, depois com o devido treinamento adquiriu a capacidade de memorizar de ouvido sequências musicais
inteiras para então reproduzi-las no seu piano.
Ele começou produzindo músicas especialmente direcionadas para o público
infantil, com apresentações em diversos shows de televisão, como nessa
aparição no programa "Na Vizinhança do Sr. Rogers":
Seria
errado dizer que Haack fazia música exclusivamente para crianças. Na
verdade, ele estava fazendo música para a criança interior, o sonhador
dentro de todos nós. Essa ideologia sintonizou com o Zeitgeist do
início dos anos 70, no auge da sua carreira artística.
Rain of Earth
Rain of Earth é uma mistura de rock psicodélico com Space Age Pop. Boa parte das músicas da fase entre os anos de 1965 a 1974 seguem a influência da Space Age Pop e da onda psicodélica.
Haack lançou Electric Lucifer em 1970, seu primeiro álbum que não era especialmente dedicado ao público infantil. O álbum continha muita inovação e originalidade com sintetizadores eletrônicos e as letras se alinhavam com a música de protesto contra a guerra do Vietnã.
Em janeiro de 2018, a exibição performática Electric Lucifer de Jim Findlay estreou no The Kitchen em Nova York, tratando da biografia de Bruce Haack, principalmente explorando a temática do álbum Electric Lucifer sobre a redenção de Lúcifer, algo inédito na ficção, segundo Jim.
Electric Lucifer de Jim Findlay
https://creative-capital.org/2017/11/13/jim-findlay-brings-bruce-haack-back-from-the-dead-with-electric-lucifer/
Supernova
Supernova é uma das minhas músicas favoritas de Haack, um som bem viajante que não lembra mais o rock, totalmente eletrônico antes da existência do gênero da música eletrônica.
Bruce Haack se tornou cult por ser um músico a frente do seu tempo, um elo perdido na história da música. A música de Haack representa a fusão harmoniosa do rock psicodélico com o experimentalismo Space Age Pop e o techno incipiente da contracultura que viria a influenciar Daft Punk, Stereo Lab, Apex Twin e outros músicos da atualidade.
Muito bom! verdadeiro garimpo de músicas pouco conhecidas ou não muito conhecidas, as gravadoras e os empresários que vivem da música muitas vezes acabam usando o cantor ou a banda como objeto de seu sucesso pessoal cortando a criatividade pela raiz, tentando transformar sempre em algo popular de sucesso passageiro, podando todo o processo criativo do artista. Mesmo sem gravadoras muitos conseguiram fazer suas músicas fazendo gravações que hoje estão disponíveis gratuitamente na web.
ResponderExcluir