quinta-feira, 25 de julho de 2019

Optical Sound (The Human Expression)

Optical Sound de 1966 é uma obra prima psicodélica do grupo The Human Expression que aborda a sinestesia experimentada durante uma viagem de LSD. A sinestesia é uma alteração de consciência endógena ou induzida pelo uso de substâncias psicoativas que permite enxergar os sons e ouvir as cores ou experimentar outros intercâmbios dos sentidos ainda mais exóticos.

Quando ouvi essa música pela primeira vez e me tornei fã dessa joia underground, achei que era tocada por uma banda de rock moderna com pegada Vintage, mas era uma daquelas bandas obscuras dos anos 60.

Som Óptico
Quando a luz do nascer do sol se aproxima,
eu odeio pensar no que aconteceu aqui,
remontar minha mente despedaçada,
diante dos olhos de outro tipo.

Alternativas eu encontrei,
mas elas simplesmente não podem ser encontradas.
Diferenças do elenco,
criar um som óptico...

Impulsos através do meu cérebro,
Mas ainda assim o pensamento permanece,
Olhe no espelho,
a imagem me encara.

Alternativas eu encontrei,
Mas elas não podem ser encontradas
Diferenças do elenco,
Criar um som óptico...

A banda californiana The Human Expression formou-se em 1966, decidindo que o nome da banda seria perfeito, dado o seu amor por todas as coisas místicas e sobrenaturais.

The Human Expression (formação original)
Jim Quarles
Jim Foster
Tom Hamilton
Armand Poulin
Martin Eshleman

A música "Love at Psychedelic Velocity" é a mais conhecida do grupo, tendo sido apresentada nos últimos dos 10 LPs lançados pela BFD Records na série Pebbles, assim como no Vol. 7 da série de CD Garage Beat '66, lançada pela Sundazed Records . A música tem uma estrutura incomum, onde em dois lugares, o ritmo diminui drasticamente e depois a velocidade acelera vertiginosamente.

Apesar do nome, "Love at Psychedelic Velocity" tem mais o estilo de uma música de garage rock do que de uma música de rock psicodélico. Sempre que posso escuto as músicas da banda, mas foi a música Optical Sound que capturou a minha atenção, um som etéreo que é marcante pela sua simplicidade de execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário