quinta-feira, 4 de abril de 2019

Easy Listening



Origens

A música easy listening (fácil de ouvir) se originou com maestros dos anos 50 como Ray Conniff e chegou ao auge da sua popularidade nos anos 70-80 (principalmente entre os donos de restaurante!!), mas nunca saiu do underground.

A ideia desses músicos era popularizar mais a música instrumental e os instrumentos de orquestra, fora do nicho dos apreciadores de música clássica. E podemos afirmar que eles conseguiram, até certo ponto.

Um pouco de música erudita aqui e ali, adaptada para o gosto mais popular, um pouco de jazz e até rock, a easy listening é pura soft music para relaxar.


Exótica 50's

O subgênero da easy listening chamado exótica se destacava por ser um tipo de "World Music" antes desse termo ter sido inventado pela indústria. Foi fundada como subgênero independente pelo músico Les Baxter no álbum Ritual of Savage de 1951.

A exótica incluía ritmos caribenhos, havaianos, polinésios, brasileiros e latinos de modo geral, tudo numa roupagem instrumental que viria a ganhar mais relevância com a adição do Jazz produzido fora dos EUA e da Bossa Nova brasileira. Eram aquelas musiquinhas sem vocais que nossos pais e avós ouviam no velho rádio AM.



Space Age Pop 60's & 70's

Nos anos 60, a Space Age Pop (ou Bachelor Pad Music) era a música orquestrada da era espacial, produzida principalmente pelo músico mexicano Esquivel e por outros músicos latinos e americanos.

Não devemos nos enganar pelo termo "pop" colocado depois de "Space Age", pois somente num contexto irônico o rótulo Space Age Pop faz sentido. Essa música é definitivamente underground.

É mais fácil definir a música Space Age Pop dizendo o que ela não é. Embora use os instrumentos musicais do Jazz, não tem a mesma seriedade. Não soa como rock porque é mais rebuscada, nem pode ser música pop, pois é hermética e excêntrica demais. 

É o subgênero mais obscuro da easy listening, que inspirou os experimentalismos do rock psicodélico e vários grupos musicais do porte do Mystic Moods Orchestra.

Por ser uma música "diferente", embora de fácil audição como diz literalmente seu nome, essa música gera uma certa surpresa, muitas vezes positiva, nos ouvintes mais acostumados com os esterótipos culturais da música pop.


Influência na música eletrônica atual

A moderna música lounge e chillout é descendente direta da easy listening, que tem uma proximidade ainda maior com a música downtempo, como do produtor musical Bonobo, que explora a fusão de instrumentos acústicos com o som gerado por sintetizadores.

Vários artistas do hip hop alternativo que colocam psicodelia em seus trabalhos, como Shabazz Palaces e Blockhead, também vão buscar inspiração no lounge mais antigo de estilo retrô.

Os ritmos e as melodias da easy listening fornecem uma nova base criativa para os músicos e DJ's que trabalham com música eletrônica, onde podem explorar todo o potencial dos sintetizadores eletrônicos sem ficar presos a um ritmo determinado como rock, jazz ou blues.

Para saber mais:

Space Age Pop

2 comentários:

  1. Se cavarmos bem na web, podemos achar excelentes músicas que não bombaram mas tem bem mais qualidade que a maioria dos sucessos pop atuais. Fico em dúvida se algumas dessas músicas pop atuais podem ser consideras musicas ou apenas barulhos e ruídos sem sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, procurar essas "músicas perdidas" é algo bem interessante como hobby e como estudo. Talvez a minha leitura do livro "Por Quê?" do Mario Lívio, tenha despertado essa minha curiosidade pela música obscura, que como você mencionou pode ter muita qualidade.

      Os sucessos pop e essa balburdia de shows de calouros já saturou, é apenas um ruído ambiental que muitas pessoas tentam evitar com fones de ouvido a moda do protagonista de Atypical.

      Excluir