Curiosidade pela Curiosidade
Curiosidade e criatividade são duas palavras que estão ligadas de forma essencial. É impossível desenvolver a criatividade sem ter curiosidade.
Só que a criatividade como função intelectual nobre do ser humano não é despertada por qualquer tipo de curiosidade, podemos excluir a curiosidade mórbida do tipo que mobiliza os transeuntes para observar um acidente de trânsito ou os que ficam ansiosos pelo próximo vídeo do "zap" de algum crime hediondo que está bombando.
Nesse contexto, uma sugestão de livro que ajuda a saciar nossa curiosidade por esse tema fascinante é o livro do astrofísico Mario Lívio (autor de Deus é Matemático?): O livro "Por quê?".
O livro é um verdadeiro tratado sobre a curiosidade. O autor foca principalmente em dois polímatas curiosos, o ilustre artista e inventor Leonardo da Vinci e o físico Richard Feynmann.
Com uma vasta pesquisa sobre o tema e consultando diversos especialistas, o autor colheu informações nos campos da neuropsicologia, fisiologia e ciência cognitiva em geral, explicitando as várias facetas da curiosidade epistêmica e perceptual.
Recomendo enfaticamente a leitura desse livro, pois desperta o nosso lado mais curioso, nos mostrando como conhecer coisas novas é uma atividade intelectual importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário